quinta-feira, 26 de julho de 2007

Hora da Verdade | Shopping Jardim Sul

Tive o imenso prazer e a rara oportunidade de fazer um curso especificamente sobre Merchandising no Ponto de Venda (PDV). Lá aprendi algumas artimanhas e muitos conceitos por de traz de uma estratégia de merchandising "campeã". O exemplo a seguir não se enquadra exatamente na classificação de Merchandising no PDV (seria mais indoor mídia), mas eu aproveito para explicar alguns conceitos que eles têm em comum.

Assim que um consumidor alvo chega num PDV, é necessário que ele se sinta ainda mais atraído por um produto ou outro. Parte do trabalho já foi feito anteriormente com outras ferramentas de comunicação que o fizeram se deslocar até o PDV. O trabalho do merchandising é completar o processo de conquista por meio da facilitação de uma compra e da atração visual e emotiva do ambiente onde o produto é encontrado.


O que essas peças, compostas por duas telas planas, espalhadas por todo Shopping Jardim Sul têm a intenção de fazer? Simplesmente servir de noticiário instantâneo?


Terra


Num momento você está virando para a tela e vendo uma propaganda em que o produto e a marca são expostos; num outro você vira e logo atrás encontra a mesma loja do comercial visto há menos de 30 segundos. Que coincidência né? Ou será que é apenas uma excelente idéia?




Quanto mais tempo o consumidor passa dentro de um PDV e quanto mais pitoresco for o ambiente, mais ele estará propício a efetuar uma compra. Achar meios inteligentes e criativos de instigar um ser humano a comprar é em grande parte responsabilidade do Merchandising. Infelizmente ou felizmente ele às vezes passa desapercebido em relação aos comerciais de televisão, por exemplo, mas nem por isso deixa de ser menos importante.

Dedico esse post aos meus recentes colegas participantes do curso e ao nosso professor campeão, mestre na área de merchandising no ponto de venda e gestão de vendas. Desejo sucesso a todos e, acima de tudo, uma divertida jornada pelo mundo do marketing. Que a nosso entendimento do assunto seja cada vez mais holística. Obrigado

3 comentários:

Anônimo disse...

fala gallo, tudo certo? parabéns pelo blog! sucesso! abs
Deiverson (casas bahia)

Anônimo disse...

Aeee Gabriel!!
Parabéns pelo blog!!gostei do post!!=)
Sucesso pra vc!!
Bjooo*

Anônimo disse...

só passando!
seu blog é uma graça, gostei bastante, visitarei mais vezes!

 

© 2007 - http://jabraleu.blogspot.com - Jabraléu Cartipunho por:
Guilherme S. Okazaki , Roberta Sampaio e Gabriel V. P. Gallindo (Gallo)
free hit counter