sábado, 5 de maio de 2007

Flashback Jabraléu | Parmalat, porque somos mamíferos

Para inaugurar o Flashback Jabraléu, irei relembrar esta maravilhosa campanha que, creio eu, todos viram e se renderam à graça dessas criancinhas.



Parmalat, porque somos mamíferos. Criada pela agência DM9DDB (DDB Brasil), este comercial marca o auge da Parmalat. Tudo bem que usar bebês ou cachorrinhos fofinhos é covardia, mas nesse caso, palmas para a DM9 que conseguiu transformar o simplesmente bonitinho em um bonitinho com conteúdo.



(Me desculpem a qualidade do filme, mas infelizmente foi só este que eu achei.)

A campanha que deveria ter durado somente 3 meses, se estendeu por quase 3 anos e além disso serviu como âncora para alavancar as vendas do restante do portfólio de produtos da Parmalat. Em sua promoção foram distribuídos cerca de 17 milhões de pelúcias por todo Brasil. É considerada por muitos uma das mais belas e eficientes campanhas já feitas no Brasil. Não é a toa que ela virou cultura popular e um clássico de propaganda brasileira e mundial.


"O leite Parmalat foi o segundo produto mais citado pela população negra e mestiça, por ter uma criança negra entre os mamíferos da campanha".

Nizan Guanaes
Publicitário baiano, fundador da holding Ypy,
que conta com as agências Africa,
DM9DDB e MPM e um dos criadores da campanha.


Além de todos os belos adjetivos que recebe, a campanha foi muito elogiada pelo fato de inserir de forma espontânea e natural uma criança negra no seu contexto. Puxando um assunto já discutido no Jabraléu, sobre a influência da cultura nacional na propaganda, o comercial veiculado na China, por motivos óbvios, é totalmente diferente da brasileira. Em nenhum momento aparece uma criança negra pelo fato de sua população ter uma mínima parcela afro-decendente.

As fotos usadas na campanha foram tiradas por um fotógrafo famoso, Tom Arma. As fotos já existiam antes da campanha, pois Tom Arma é um especialista em fotos de criancinhas vestidas de animaizinhos ou insetinhos ou qualquer "inho" que seja. Quem quiser relembrar os velhos tempos, eis o site dele: tomarma.com.


Comercial com participação do Ronaldinho (Diferente do primeiro filme que mostrei, com características mais globais, notem o sotaque do cantor e a sensação de natureza que a trilha traz para reafirmar a cultura local)



Comercial veiculado na China




Tomou?

2 comentários:

Elizama Rios Silva disse...

amei!
não há o q discerta!!
é algo q eu queria ter feito!

Anônimo disse...

top [url=http://www.001casino.com/]casino online[/url] hinder the latest [url=http://www.casinolasvegass.com/]casino online[/url] manumitted no deposit reward at the best [url=http://www.baywatchcasino.com/]casino perk
[/url].

 

© 2007 - http://jabraleu.blogspot.com - Jabraléu Cartipunho por:
Guilherme S. Okazaki , Roberta Sampaio e Gabriel V. P. Gallindo (Gallo)
free hit counter