
Trailer de Os Infiltrados:
Trailer de Cartas de Iwo Jima:
Mas o que realmente me chamou a atenção nesta premiação, foi o fato do filme de Clint Eastwood, que sempre é citado como favorito a vencer premios de direção, ter recebido apenas um prêmio, o de Edição de Som. Cartas de Iwo Jima, que seria a visão oposta do filme A Conquista da Honra, retrata a visão japonesa sobre uma das ultimas batalhas da segunda guerra mundial perdidas pelo Japão nas ilhas de Iwo Jima. Os diálogos do filme foram inteiramente desenvolvidos em japonês e desta vez, aqueles que são sempre interpretados como vilões em todos os filmes americanos sobre a segunda guerra mundial, são tratados com muito respeito. Clint Eastwood que, novamente, era favorito a ganhar o prêmio de Melhor Filme, desta vez, foi embora sem esse privilégio.
Porém, não como parece, eu não estou aqui para falar mal ou bem de algum filme. Ao ver todo esse acontecimento “global” me veio a tona o seguinte pensamento:
O Oscar é uma premiação norte americana? SIM
Cartas de Iwo Jima é um filme que transformou o vilão dos americanos em um mocinho? SIM
Nunca que o Clint Eastwood iria ganhar algum prêmio americano de Melhor Filme com um filme desses!
Não existe nenhum patriotismo maior do que o americano, por simples preconceito e orgulho, não seria viável Clint Eastwood levar o prêmio de Melhor Filme retratando o sofrimento da nação vilã. Mas meu pensamento não parou por aqui. Assim como os Estados Unidos têm esse patriotismo exagerado e toda essa baboseira comercial que cria e recria filmes sem nenhum propósito cultural, o Brasil, como uma nação rica em talentos, têm um comportamento totalmente contrário. Acho vergonhoso o fato de algumas pessoas admirarem o "American Way Of Life", o fato da gente achar que os produtos americanos são melhores que os nossos e (já que estamos falando de filmes) o fato da gente assistir todos esses filmes comerciais americanos em cartaz e desprezar os belos e muito melhores filmes que, na minha opinião, enriquecem muito mais do que qualquer Titanic ou Batman. Acho que a gente tem que deixar de ir atrás de histórias bonitinhas que confortam o nosso ego e ir mais atrás de filmes que nos mostram visões e pensamentos ricos e com fundamento e de preferência, produtos brasileiros. Atores bonitinhos e carros caros são legais, mas existe muita coisa que a gente ta deixando passar despercebido que seria muito mais útil pra se gastar 2 horas da sua vida.
Fica ai o meu dilúvio mental, minha crítica a respeito do nosso comportamento em relação ao nosso país.
5 comentários:
Ah, mas eu assisti o AUTO DA COMPADECIDA, O HOMEM QUE COPIAVA, LISBELA E O PRISIONEIRO, dentre muitos outros... e eu acho que dão um pau em muitas superproduções norte americanas!
Eis aí as minhas dicas e opiniões...
realmente, um premio americano seria dificil ganhar mesmo...mas tambem ja tava na hora de mostrar o ooutro lado da moeda, uma outra versão das histórias de guerra que os EUA participou, sem mostrar que eles sempre tem a razão nas batalhas, e que são, como nosso amigo jabraléu disse, sempre os mocinhos dessas histórias.
Sim como mulher devo dizer que as atrizes e atores estavam muito bem vestidos, como segue a tradição.Vestidos de um ombro só, decotes,muito volume,cores exoticas e muito luxo na escolha das jóias.Quantos as premiações não assisti a todas,mas se destacou a de''melhor atriz coadjuvante'' que em todo o oscar acontece...
enfim creio que é só isso.
Beijo ao dono do flog!
Muito bom seu dilúvio mental. Você disse o que alguns ainda insistem em desabafar por ai, tentando mudar alguma coisa e o que a maioria insiste em deixar de lado.
Não tenho a menor dúvida de que muitos filmes brasileiros estão sendo muito melhor produzidos e com uma história fantástica, retratando bem o que anda acontecendo em nosso país. Mesmo assim, ainda temos um grande pré-conceito com relação aos 'nossos' filmes e acabamos dando preferência aos estrangeiros. Quem sabe um dia isso mude?
Bjos...até breve!
como é de se esperar os norte-americanos se auto privilegiam...isto é um fato...
a partir do momento que se vai contra convicções formadas a tanto tempo...encrustadas na vida da sociedade america, não se pode esperar resposta positiva.
uma idéia ou até mesmo visão divergente da comum sempre tende a ser mal interpretada...
fazer o q?
Postar um comentário